Santo do Dia

<<  06/12/2018(5ª-FEIRA)  >>

Santo Eleotério de Spoleto

São Eleotério de Spoleto faleceu em 590. Os diálogos de São Gregório Magno dizem que ele era um homem simples e foi o Abade do Mosteiro de São Marcos perto de Spoleto e muito conhecido porque era favorecido por Deus pelo dom dos milagres.

Curava vários doentes apenas com sua benção e oração. Quando Eleotério expulsava o demônio de uma criança dizia: Se a criança é um servo de Deus o demônio não pode se atrever a se aproximar dela.

Mais tarde São Eleotério renunciou de seu posto na Abadia e migrou para a Abadia de Santo André em Roma onde ele viveu por muitos anos como um simples monge.

Certa vez na vigília da Páscoa o Papa São Gregório Magno não podia jejuar pois estava muito doente. Ele pediu a São Eleotério para ir com ele a igreja de Santo André e oferecer orações a Deus por sua saúde para que ele pudesse praticar o jejum. Eleotério orou com muitas lágrimas e o Papa, quando saiu da igreja, encontrou forças para jejuar como gostaria. Um dos milagres mais famosos de São Eleotério foi levantar um morto de seu caixão. Ele faleceu no Mosteiro de Santo André, mas seu corpo foi trasladado para Spoleto. Sua festa é celebrada no dia 6 de setembro.

São Nicolau

Conhecido como Mikulas, Nicolas, Niklas, Klaus, Santa Claus, Nicholas of Bari, Nicolaas Patrono da cidade de Alicante, da Rússia e da Grécia. Foi bispo de Mira (Turquia ) viajou a Terra Santa e ao Egito onde converteu vários ao cristianismo. Faleceu em 325. É conhecido como São Nicolau de Bari e suas relíquias foram levadas em 1087 para esta cidade italiana. A partir de então seu culto se estendeu a todo o ocidente. Diz a tradição que em Mira ele tinha grande afeto para com os meninos pobres e era o protetor dos meninos que o re-batizaram de Papai Noel. A tradição da figura de Papai Noel se estendeu por toda a França e todos os países nórdicos e particularmente no continente americano onde levou o nome de Santa Claus ou Santa Klaus . A representação cultural de São Nicolau é baseado nos países baixos e no costume de dar as crianças um presente no dia do seu padroeiro e os Protestantes de New Amsterdã (agora Nova York) juntaram o folclore mágico a festa do Natal. É de se notar que a figura de Santa Claus ou Papai Noel é baseado numa figura não cristã, no deus Thor, que associava o inverno a carruagem puxada pelas renas chamadas de Cracker e Gnasher. Por toda a Europa, na idade media, a festa de São Nicolau era a ocasião de se eleger um Bispo menino que reinava até a Festa dos Inocentes em 28 de dezembro. Até hoje este costume existe em Montserrat, na Catalunha , Espanha. São Nicolau, na arte litúrgica da Igreja, as vezes é mostrado como um jovem jogando três bolas de ouro na direção de três crianças pobres e as vezes retirando três crianças de um navio naufragando. É padroeiro dos marinheiros e dos navegantes. Muito venerado em Mari, Monserrat e na Rússia e é padroeiro dos fazedores de perfumes, isto porque do seu templo em Bari, de quando em vez, exala inexplicavelmente, odores de Mirra. Sua festa é celebrada no dia 6 de dezembro.