Santo do Dia

<<  13/02/2018(3ª-FEIRA)  >>

Santa Ermelinda

Também conhecida como Ermenilda e Ermenegilda de Ely. Filha do Rei Econbert de Kent e de Santa Sexburga. Jovem piedosa com uma vida de orações e penitencias. Estudiosa dos evangelhos. Casou-se com o pagão Rei de Mercia o qual ela converteu ao cristianismo com pregações e exemplos. Rainha e mãe de santa Werburga e do Rei Conrado de Mércia que abdicou para se tornar um monge em Roma. Usou a sua influencia real para acabar com o paganismo Saxônio. Quando ficou viúva ela tornou-se uma beneditina na Abadia de Minster-in-Sheppy, a qual foi fundada pela sua mãe Sexburga. Seu exemplo, vida austera e sabedoria fizeram com que ela fosse indicada como Abadessa e mais tarde como Abadessa no Mosteiro de Ely. Faleceu em 13 de fevereiro de 703 de causas naturais.

São Benigno de Todi

Foi martirizado em Todi, Itália para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos, e como não o fizesse foi executado no dia 13 de fevereiro de 303 DC, durante as perseguições do Imperador Diocleciano (284-305). Seu corpo foi deixado ao relento, mas inexplicavelmente os animais predadores não o atacaram e mais foi tarde foi recolhido por mãos piedosas e sepultado. No local de sua tumba foi erigido um Monastério Beneditino. Suas relíquias foram trasladadas para igreja de São Silvestre em 1679. É muito venerado em Todi. Sua festa é celebrada no dia 13 de fevereiro

Santo Estevão de Riete

Morreu em 590DC. Ele foi Abade em Riete e São Gregório o magno no seus “Diálogos”c.19, o descreve como um homem rude no discurso, mas muito culto e uma vida de admirável santidade, que trocava tudo pelo amor a Deus. Ele às vezes dispensava companhias para ter mais tempo para se dedicar as orações. Tão grande era sua paciência que olhava a todos como seus grandes amigos e benfeitores, alguns dos quais fizeram a ele grandes injustiças, e ele recebia os insultos como seus maiores ganhos. Ele vivia em extrema pobreza e se privava das conveniências da vida. O celeiro da Abadia, certa vez foi queimado por homens maus. Ele recebeu a noticia muito calmamente, ficando triste apenas pelos pecados que os pobres homens haviam cometido, tendo com isso ofendido a Deus. Na sua agonia anjos foram vistos em volta dele para conduzir sua alma a felicidade. Sua festa é celebrada no dia 13 de fevereiro.