Santo do Dia

<<  28/01/2018(DOMINGO)  >>

São Tomas de Aquino

Dominicano, Doutor da Igreja e um dos grandes teólogos efilósofos da historia da igreja. Ele nasceu em Roccasecca em 1225, Itália de umafamília nobre e seu pai era o Conde Landulf de Aquino- um parente do imperador Romano eRei de França e de sua mãe era Teodora de Teano.Na idade de 5 anos foi enviado para estudar na Ordem Beneditina de Monte Cassino. Ele eramuito inteligente e os beneditinos ficaram admirados pelo seu raciocínio brilhante. Algumtempo depois os monges beneditinos foram desalojados da Abadia pelas tropas do ImperadorFrederico II. No mesmo ano em 1239 ele começou a estudar na Universidade de Nápoles,concentrando seus estudos em filosofia, gramática, retórica e lógica.Ele já estava atraído pela Ordem Dominicana e expressou o desejo de se tornar um frade,o que era totalmente inaceitável pela sua família. Alguns membros de sua família atécontrataram uma linda mulher para tenta-lo, mas seus esforços foram em vão e Tomasperseverou na sua vocação e como recompensa por isto, foi conferido a ele anos maistarde o titulo de Doutor Angélico. Em seguida ele foi raptado pelos seusirmãos e aprisionado no Monte São Giovanni de 1244 até 1245. Seus pais finalmenteaceitaram a derrota e Tomas foi solto e voltou para Roma e depois para Paris onde entrouna Universidade. Tomas estudou em Paris de 1245 a 1248 sob a direção de São AlbertoMagnus que o acompanhou em 1248 ao Novo Colégio Dominicano de Colonha (Alemanha), ondeele foi ordenado. Voltando, dois anos mais tarde para Paris, ele ensinou teologia, econtinuou seus estudos e escreveu um notável comentário sobre as sentenças de SãoPedro Abelardo. Em 23 de outubro de 1257 ele e seu amigo São Boaventura receberam seusdoutorados em teologia e Tomas fez o seu sermão inaugural A Majestade deCristo baseada nos Salmos 104:13 .Dois anos mais tarde ele foi indicado como assistente teológico da corte papal, ficandomuito tempo como residente papal em Anagni e Orveto.A pedido do papa Urbano IV ele escreveu um grande número de teses inclusive o OOficio para a Festa de Corpus Christie , a Catena Áurea(A Corrente de Ouro) e os Contra Errores Graecorum (Contra os Erros dos Gregos). De 1265 a1267 Tomas ensinou em Roma no Colégio Dominicano de Santa Sabina. Foi durante este tempoque ele começou o seu trabalho mais famoso o Magnus Opus chamado SummaThelogiae. Em 1267 foi para Viterbo e trabalhou com o Papa Clemente IV, recusando oposto de arcebispo de Nápoles. Dois anos mais tarde retornou a Paris e aceitou a posto decatedrático de teologia para os Dominicanos. Sua indicação foi num momento muito útilporque, ele foi forçado a devotar toda a sua energia para derrotar a oposição que haviaemergido na universidade da Ordem dos Medicants (em particular dos Dominicanos) com osensinamentos de Aristóteles e assegurar a condenação das idéias controvertidas doteólogo Siger de Brabant,e ainda dos chamados Averroists, que advogavam umaforma extrema de Aristotelismo. Renomado em toda a cristandade, o Papa ordenou a ele queorganizasse uma escola em Nápoles. Ali ele deu sermões, pregou perante grandesmultidões e continuou o seu trabalho de pesquisa para terminar a sua SummaTheologiae. Muito doente e exausto do seus incessantes trabalhos Tomas, nãoobstante, obedeceu ao pedido do Papa Gregório X de participar no Concílio de Lyon. NaFrança ele teve um colapso em janeiro de 1274 e morreu no Monastério Cisterciense deFossanova em 7 de março de 1274.Ele é comparado a São Paulo e a Santo Agostinho, como um dos maiores teólogos daCristandade. Ele conseguiu sintetizar o pensamento Aristoteliano com os Dogmas Cristãos efazer da teologia uma ciência.Ele é conhecido especialmente por harmonizar a razão e a fé ,enquanto mantém a precisadistinção entre os dois: a razão ajuda a descobrir a existência de Deus, mas éinsuficiente como guia para as ações humanas, alcançada pela fé, que é necessáriapara a descoberta de verdades mais elevadas reveladas pelo consentimento Divino.O corpo teológico que Tomas formulou em seus escritos, veio a ser chamado Tomismo e éconsiderado a coroação da Escolástica.Inicialmente com muita objeção na igreja, (alguns até o condenaram em Paris em 1277) oTomismo foi abraçado como um todo e em 1567 o Papa Pio V o declarou Doutor da Igreja e osDominicanos impuseram seus ensinamentos. Em 1879, o Papa Leão XIII promulgou a EncíclicaAeterni Patris, ordenando que os escritos de São Tomas fossem estudo obrigatório atodos os padres e estudantes de teologia.Seus escritos incluem toda a doutrina cristã, cobrindo teologia, filosofia e asescrituras. O seu mais famoso trabalho a Summa Teologiae , é o umaexposição extremamente coerente da fé cristã. Feita por ele para ser um manual para osestudantes, provou ser a mais complexa e a o mais esclarecedor tratado em teologia cristãjá escrito. Apesar de não o ter terminado, Tomas o organizou em três partes e tem umtotal de 38 tratados separados, 612 questões, 3.120 artigos e aproximadamente 10.000objeções individuais.Seus escritos incluem ainda : Um comentário sobre a sentença de Pedro Lombardi DeEnte et Essentia (Da Essencia do Ser), Comentários Bíblicos, De RegiminePrincipium (Em Ser Rei) , Contra Impugnantes Religionem,(na defesa da Ordem dosMendicantes) , De Perfectae Vitae Spiritualis (sobre a vida espiritual), De UnitateIntellectus Contra Averroistas,( contra os Averroistas) , Comentários sobre Aristóteles, Quaestiones Disputatae e Quaestiones Quodlibetales, (uma coleção e debate de questõesa serem examinadas nas salas de leituras) e a Summa Contra Gentiles (Summa deVeritate Catholicae Fidei Contra Gentiles), que é um manual que converte para a fécristã os escritos de São Raymond Peñafort. Tomas o fez para ser usado pelosmissionários entre os judeus e os muçulmanos.São Tomas foi canonizado pelo Papa JoãoXXII em 1323 e conhecido como Doutor Angelicus e Doutor Communis em honra da sua enormecontribuição aos ensinamentos católicos. Em 1880 o Papa Leão XIII honrou São Tomascomo o patrono das escolas, colégios e universidades.É ainda o padroeiro da castidade entre os jovens. Entre asjovens é a Santa Maria Goretti.Na liturgia ele é mostrado como um Dominicano, segurando umlivro com raios de luz emanando do seu peito .Sua festa é celebrada no dia 28 dejaneiro.

São Pedro Nolasco

Pedro Nolasco viveu de 1189-1256. Com São Raymond de Peñafort ele fundou a Ordem dos Mercedarianos, uma comunidade religiosa que enviava resgate para os cristãos prisioneiros nas mãos dos sarracenos e mouros. Detalhes de sua vida são incertos mas ele provavelmente é natural de Languedoc, França. Após tomar parte nas cruzadas contra os hereges Albigensianos no sul da França, ele tornou-se o tutor do Rei James I de Aragon (1213-1276) e radicou-se em Barcelona. Diz a tradição que em e resposta a uma visão (também experimentada por São Raymond de Peñhafort e pelo Rei James) Pedro decidiu fundar uma congregação religiosa dedicada a resgatar escravos cristãos dos mouros. A visão foi de Nossa Senhora das Mercês e disse-lhe: - "Deus quer que estabeleça uma Congregação Religiosa para o resgate dos cativos". Pedro não era um homem crédulo e por isso consultou o seu confessor São Raimundo de Penaforte, um dos mais notáveis teólogos de sua época. Qual não foi a surpresa de Pedro Nolasco ao saber que o Santo Doutor tivera o mesmo sonho e recebera ordem de animar os seus desígnios. Foram os dois pedir o apoio de D. Jaime I de Aragão e ficaram assombrados quando o piedoso monarca lhes anunciou que tivera o mesmo sonho e recebera a mesma ordem. Daí tornou-se amigo de São Raymond de Peñhafort e em 1218 com o apoio de James I, eles fundaram a Ordem dos Mercedários (em homenagem a Nossa Senhora das Mêrces). passaram a enviar membros para tentar resgatar presos cristãos. Com a aprovação da Ordem pelo bispo Benrengarius de Barcelona e mais tarde pelo Papa Gregório IX em 1235 passaram a enviar membros para tentar resgatar presos cristãos e a angariar jóias, ouro e moedas para trocarem pelos presos e devotos para trocarem pelos escravos. Alem dos três votos necessários a um religioso, os “mercedários” tinham ainda o quarto voto que era o de se trocar por um outro escravo preso, se fosse o caso. A não ser isto, as regras eram as mesmas da Ordem de Santo Agostinho. Pedro ficou preso por uns tempos na Argélia para servir como cativo no lugar de outro cristão e é notório que durante a sua jornada para Granada e Valência ele conseguiu libertar das prisões mouras cerca de 400 cristãos cativos. Aposentado-se em 1249 devido a sua saúde ele foi substituído como Prior da Ordem por William de Bars. Ele foi canonizado em 1628 pelo Papa Urbano VIII. Diz ainda a tradição que ele teria tido uma visão de São Pedro, o apóstolo crucificado de cabeça para baixo. Na arte litúrgica São Pedro de Nolasco é apresentado como um velho homem com o habito branco de Mercedário, com as armas de Aragon no peito, segurando um sino com a imagem da Virgem 2) com o rei vendo um grande sino com a imagem da virgem 3)com a virgem dando a ele o escapulário 4) segurando uma corrente com vários escravos 5) com a visão do céu dado a ele por um anjo 6) tendo a visão de São Pedro crucificado de cabeça para baixo. Sua festa é celebrada no dia 28 de janeiro. Outra versão sobre a vida de São Pedro Nolasco nos enviada pelo Frei Fernando Henrique, O. de M. (Mercedário) que diz o seguinte: Ele era espanhol e não francês. Pesquisadores da Ordem por ele fundada precisam sua data de falecimento em 6 de maio de 1245, por isso sua festa foi mudada de 13 de maio para o dia 6 de maio a pedido do Mestre Geral da Ordem das Mercês a Santa Sé, Padre Mariano Labarca Araya. (não é mais celebrada em 28 de janeiro). A Ordem por ele fundada é a Ordem das Mercês também conhecida por Ordem Mercedária, os que a compõem são os Mercedários. São Raimundo de Peñafort não tem nada com a Ordem Mercedária. Na época da fundação ele estava em Roma, impossível estar em Barcelona e, particularmente, não creio que ele tivesse o dom da bilocação. Além do que como ele poderia ter ajudado a fundar a Ordem Mercedária se o Pontífice colocou-o como juíz de uma disputa entre Mercedários e Franciscanos? Certamente sua Santidade procuraria um imparcial. Não me crês?! alguns teimam em colocar ele como fundador da Ordem Mercedária porque um distraído do século XVII (não tenho certeza do século) colocou-o junto a Pedro Nolasco, mas foi só um equívoco que depois muitos seguiram (ele não fundou, nem ajudou na fundação da Ordem Mercedária). O nome do bispo que ajudou doando o símbolo da Catedral de Barcelona foi Berenguer de Palou, esse foi o contato religioso que teve Pedro Nolasco. Quem ajudou em alguma coisa, para tornar a Ordem oficial foi o bispo. O Rei foi Jaime I de Aragão que a ele doou o seu escudo para que nós, Mercedários, tivéssemos livre passagem pelo seu Reino, não foi ele quem fundou a Ordem, mas, somente, colaborou dando passe-livre em seu reino e cartas de recomendações quando íamos a outros reinos. Com o escudo que o rei havia doado e com a cruz da Catedral de Barcelona, doada pelo bispo, formamos o nosso próprio escudo. Os historiadores da idade média tinham por “hobby” inventar e cruzar as histórias dos santos e, não foi diferente com o nosso Nolasco. Uma Ordem fundada por um leigo, ele não era sacerdote, tem menos valor do que uma fundada por um rei e um bispo juntos, não é?! Pois foi somente isso que aconteceu. Pela colaboração que fizeram foram transformados em Fundadores, dividindo, assim, o mérito todo de Pedro Nolasco. Gostaria de parabenizar pela iniciativa de colocar neste rol dos Santos a presença do meu fundador. Uma figura muito importante na defesa da liberdade humana assim como Cristo havia pedido: "amar o próximo como a si mesmo" e mais, amar tanto a ponto de doar a própria vida. É! Ele quis que os seus religiosos fizessem um 4º voto: o de Redenção que consiste em dar a própria vida em resgate do Cristão que está em perigo de perder a fé. E foi por meio deste voto que muitos, mais de 4.000 Mercedários e Mercedárias (entre os quais São Pedro Armengol 27 de abril, São Pedro Pascual 6 de dezembro, Santa Maria de Cervellón 19 de setembro, São Raimundo Nonato 31 de agosto, São Serapião 14 de novembro, Beata Mariana de Jesus Navarro 17 de abril e Nossa Senhora das Mercês 24 de setembro), Nossa Senhora, que invocamos com o título das Mercês, não apareceu a três pessoas (Nolasco, Raimundo de Peñafort e o rei), apareceu somente "creio que em sonho" a Pedro Nolasco. A Ordem Mercedária completará em 2018 seus 800 anos de fundação, gostaria de contar com a sua colaboração para a difusão do Carisma Mercedário que tem como fundamento Cristo Redentor, que celebramos no dia 9 de julho, com as correções que lhe enviei. Grato in nomine Domini. Frei Fernando Henrique, O. de M. (Mercedário) NA= Cumpre notar que no passado, um certo santo tinha sua festa em uma região (ou país) no dia de seu nascimento. Em outra região no dia de sua canonização. E em outra ainda, no dia do traslado de suas relíquias. E também em outra, no dia de sua morte, assim era uma verdadeira mistura de datas. A grande revisão feita em 1969/70, referente aos santos, vários deles foram confinados a culto local ou retirados do Calendário ou da Martirologia Romana. Isto aconteceu porque os Atos de seu Martírio não eram autênticos, ou porque não foram localizadas as suas relíquias ou a Bula Papal se perdeu e ou porque havia um santo com dois nomes, etc. A celebração da festa de um certo santo foi uniformizada, no mundo inteiro, para ser celebrada no dia de sua morte, ou seja quando foi se encontrar com Jesus. Assim a festa de São Pedro Nolasco deveria ser celebrada no dia 6 de maio. Nos Estado Unidos, Irlanda e França é mencionado o dia de sua morte como sendo 25 de dezembro, o que aumenta ainda mais a confusão. E ainda mencionam que no passado, sua festa era celebrada no dia 31 de janeiro. Sua festa é celebrada no dia 28 de janeiro.